Concurso da prefeitura de Petrópolis - RJ

Concurso da Prefeitura de Petrópolis – RJ – COMDEP 2023

A Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis – RJ lançou o um novo edital do Concurso da Prefeitura de Petrópolis – RJ – COMDEP 2023 com cerca de 503 vagas para diversos cargos com escolaridade de nível Fundamental, Médio e Superior com salários que podem chegar a R$ 8.686,87

Cargos

Os cargos abertos são para atuar nas funções de:

1. Nível fundamental incompleto

• Médico do Trabalho
  • Psicólogo

Inscrições

As inscrições já estão abertas desde o último 28/11/2022 e serão aceitas até o próximo dia 08/01/2023 e devem ser feitas pelo site da – https://inqc.org.br/ .

As taxas variam de acordo com o cargo pretendido, vejam aqui os respectivos valores:

• R$ 35,00 para cargos de nível fundamental incompleto;
  • R$ 45,00 para cargos de nível fundamental completo;
  • R$ 75,00 para cargos de nível médio e técnico;
  • R$ 95,00 para cargos de nível superior.

Provas

As provas objetivas serão realizadas no município de Petrópolis-RJ no dia 29 de janeiro de 2023. O candidato deve ficar atendo a publicação do local e sala da prova que serão divulgados a partir do dia 24 de janeiro no comprovante definitivo de inscrição (CDI).

Na prova objetiva serão cobradas:

• 10 questões de língua portuguesa;
  • 05 questões de noções de informática;
  • 05 questões de conhecimentos gerais do município de Petrópolis;
  • 10 questões de noções de administração pública e legislação básica;
  • 20 questões de conhecimentos específicos;

O conteúdo programático para o conteúdo de língua portuguesa será:

Língua Portuguesa: 1. Leitura e compreensão de textos variados. 2. Modos de organização do discurso: descritivo, narrativo, argumentativo. 3. Gêneros do discurso: definição, reconhecimento dos elementos básicos. Coesão e coerência: mecanismos, efeitos de sentido no texto. 4. Relação entre as partes do texto: causa, consequência, comparação, conclusão, exemplificação, generalização, particularização. 5. Conectivos: classificação, uso, efeitos de sentido. Verbos: pessoa, número, tempo e modo. 6. Vozes verbais. 7. Transitividade verbal e nominal. Estrutura, classificação e formação de palavras. 8. Funções das classes de palavras. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. 9. Metáfora, metonímia, hipérbole, eufemismo, antítese, ironia. Gradação, ênfase. 10. Acentuação. 11. Pontuação: regras, efeitos de sentido. 12. Recursos gráficos: regras, efeitos de sentido. 13. Coordenação e subordinação. Obs: A elaboração das questões da prova de Língua Portuguesa obedecerá às normas ortográficas em vigor desde 1º de janeiro de 2016.

O site concursodaprefeitura.com.br oferece para você um Curso Gratuito de Verbos da Professora Flávia Rita, que possui mais de 20 anos de experiência na área.

Clique no link abaixo e confira!

Link: CURSO GRATUITO DE VERBO

PORTUGUÊS COMEÇANDO DO ZERO!

Português Total é um dos cursos mais completos voltados para a Língua Portuguesa que existem no mercado. Ministrado pela Professora Flávia Rita, o curso aborda todo o conteúdo cobrado em editais de níveis superior e médio. Inclui gramática e interpretação de texto, e é ideal tanto para quem está iniciando os seus estudos e precisa de uma boa base, quanto para quem já possui uma boa base e precisa revisar conteúdos ou aperfeiçoar o domínio da norma culta no Português brasileiro.

português para concursos
Concurso da Prefeitura

O Blog Concurso da Prefeitura traz os principais concursos da esfera municipal.

Artigos recentes