Concurso da Prefeitura de Maratá - RS

CONCURSO DA PREFEITURA DE MARATÁ – RS

Concurso da Prefeitura de Maratá – RS

Conforme publicado, o edital do concurso da Prefeitura de Maratá – RS, prevê 19 vagas para diversos cargos de nível fundamental, médio e superior, além de cadastro de reserva.

CARGOS E SALÁRIOS:

As vagas são para cargos de:

Médico

1 – Professor de Ensino Fundamental de 6º ao 9ºanos – Ciências

2 – Professor de Ensino Fundamental de 6º ao 9ºanos – Geografia

3 – Professor de Ensino Fundamental de 6º ao 9ºanos – História

Assistente Educacional

Auxiliar de Serviços Escolares

Mecânico

Motorista

Operador de Máquinas Rodoviárias

Pedreiro

Servente

Operário

As oportunidades são para o nível fundamental, médio e superior e os salários têm iniciais a partir de R$ 1.087,60 a R$ 6.525,60.

INSCRIÇÃO:

Para o Concurso da Prefeitura de Maratá – RS os candidatos deverão fazer sua inscrição entre os dias 18 de outubro e 16 de novembro de 2022, via internet, no endereço eletrônico www.legalleconcursos.com.br.

A taxa de inscrição será de R$ 123,02.

PROVAS:

As provas serão realizadas no dia 08 de janeiro de 2023 e a previsão da divulgação do resultado está marcada para dia 09 de janeiro quando serão liberados os gabaritos preliminares das provas objetivas.

O site concursodaprefeitura.com.br oferece para você um Curso Gratuito de Verbos da Professora Flávia Rita, que possui mais de 20 anos de experiência na área.

Link: CURSO GRATUITO DE VERBO

Essa é uma ótima oportunidade para quem quer se preparar para os concursos públicos. com este curso gratuito de verbos da Professora Flávia Rita você tem uma ótima maneira de se preparar para o concurso. Aproveite, inscreva-se no curso gratuito de verbos da Professora Flávia Rita e boa sorte!

DICAS DE PORTUGUÊS DA PROFESSORA FLÁVIA RITA

Os sinais de pontuação destacam-se como uma das regras de português mais importantes, por isso, é fundamental dominá-los para ter sucesso. Nesse contexto, uma vírgula, no lugar errado, pode comprometer, por exemplo, a sua redação. Assim, conhecer a norma culta faz a diferença na sua carreira profissional, pois traz visibilidade e destaque.

1-Regras de português: aprenda a usar a vírgula

Atenção: a vírgula deve ser usada para separação de termos que tenham a mesma função sintática na oração, assim como, para isolar aposto, vocativo ou também termos antecipados. Além disso, um dos erros mais comuns é usar a vírgula para separar o verbo do seu complemento ou o sujeito na frase.

Vamos exemplificar para facilitar o raciocínio?

• Beatriz, Mário e Pedro se reuniram para fazer o relatório.
  • Nada foi realizado, naquele momento, para superar o fato.
  • Luciana, preciso de um favor agora.

2-Quando não usar crase?

Uma das regras de português que mais geram dúvidas é o uso da crase.

A crase consiste na fusão da preposição “a” com o artigo feminino “a”. Logo, pode ser usada em várias situações, como:

• Antes de palavras femininas.
  • Antes da locução ” à moda de”, quando ela estiver subentendida.

Entre outras situações. Você tem dúvida sobre crase? Então, clique aqui para conferir o guia definitivo e aprender tudo de uma vez!

Atenção: você não deve usar crase antes de:

• Antes de palavras masculinas.

1 – Exemplo: Paulo comprou um carro a diesel.

• Antes de verbos.

2 – Exemplo: Maria passou a andar com novos amigos.

• Antes de pronomes pessoais do caso reto e oblíquo.

3 – Exemplo:  Contamos a ele sobre o ocorrido.

• Antes de pronomes demonstrativos.

4 – Exemplo: quando aderir a esse contrato, as coisas ficarão mais simples.

3-Regras de português: uso adequado dos dois pontos

Como usar, adequadamente, os dois pontos?

Ele serve para :

• Introduzir um discurso direto.
  • Introduzir uma citação.
  • Introduzir algum comentário, explicação ou alguma enumeração.

Exemplo:

• Maria disse: – estou com fome.
  • No relatório, citei alguns itens importantes como: tempo, duração, prazo e orçamento.

4-Como usar o ponto final?

Normalmente, o ponto final indica uma finalização da frase, mas também pode ser utilizado para indicar uma pausa mais longa no período, finalizar uma abreviatura, entre outras funções. Assim, este sinal pode ser utilizado tanto em frases imperativas, quanto declarativas. Exemplo:

• O relatório ficou pronto.
  • Quero finalizar este trabalho até amanhã.

5-Regras de português: uso do travessão

• Representar a mudança ou também a fala no discurso direto:

Exemplo: – Estamos felizes e vamos continuar. Disse Gabriel.

• Dar ênfase em trechos intercalados no texto

Dessa forma, uma das principais regras de português, que você deve conhecer para ter sucesso na sua carreira são os sinais de pontuação. Por isso, é importante que você se dedique e mantenha-se atualizado nos estudos. Com as exigências crescentes do mercado de trabalho, dominar o português é um diferencial para o seu sucesso, pois são poucos profissionais que, realmente, conhecem a norma culta.

Espero, de coração, que essa dica lhe ajude a avançar mais alguns degraus rumo aos seus objetivos! =]

Se você gostou desse conteúdo e gostaria que eu abordasse alguma matéria específica, envie-me um e-mail com sua sugestão que irei trabalhar nela com carinho! – atendimento@flaviarita.com

Visite nosso site e conheça nossos cursos e livros. Nossos consultores estão à disposição pelo WhatsApp ou por telefone (31) 3296-0590.

Um grande abraço,